Estilo de Vida

A Importância do Sono

Dificuldades em adormecer e permanecer em sono profundo é um problema prevalente; uma grande parte da população não dorme as horas recomendadas por noite. Enquanto alguns podem ser tentados a desculpar a falta de sono, privar o seu corpo de sono tem uma série de impactos negativos no seu organismo. Há uma variedade de razões para isso, incluindo uma sociedade moderna com elevados níveis de stress, uso de equipamentos eletrónicos e um aumento nos problemas relacionados ao sono. Existem muitos soníferos no mercado que prometem aliviar esse problema, mas muitos deles têm efeitos colaterais indesejados. Um grande benefício dos óleos essenciais inclui o impacto que eles podem ter no sono de maneira natural e equilibrada.

Óleos essenciais calmantes

Muitos óleos essenciais para dormir têm benefícios calmantes. Óleos essenciais como Lavanda e Bergamota são ricos em linalol e acetato de linalila, ambos os compostos com propriedades relaxantes bem conhecidas. Estes óleos podem ser difundidos aromaticamente no quarto para criar um ambiente tranquilo antes de dormir. Também podem ser tomados internamente para ajudar a acalmar, promover relaxamento e levar a um sono reparador. Poderá ainda adicionar duas a quatro gotas de óleo essencial de lavanda ou bergamota a chás de ervas, como camomila ou erva-príncipe, cerca de 30 minutos antes de ir para a cama. Alternativamente, se não estiver com vontade de tomar uma bebida quente, basta adicionar duas a quatro gotas de lavanda a uma cápsula vegetal vazia e engolir.

Além de Lavanda e Bergamota, muitos óleos podem ser difundidos para ajudar a criar o ambiente relaxante que você precisa para adormecer.

  • doTERRA Balance™
  • doTERRA Air™
  • Coentro (folha)
  • Salva esclereia
  • Melissa
  • Sândalo
  • doTERRA Serenity™
  • Tomilho
  • Camomila Romana

Alguns óleos essenciais para o sono necessitam de ser tomados internamente para usufruir dos seus benefícios. É o caso do Petitgrain, do Vetiver e da Camomila Romana que poderão ser ingeridos para ajudar a acalmar o corpo e a preparar-se para o sono.

Para aliviar a insónia ocasional, poderá ainda tomar as cápsulas dōTERRA Serenity. A cápsula gelatinosa contém uma combinação de óleo essencial de lavanda, L-teanina (um aminoácido encontrado no chá verde) e extratos de plantas, incluindo erva-cidreira, maracujá e camomila alemã. Vários estudos têm demonstrado os benefícios de todos os ingredientes para apoiar o seu sono.

No caso particular da L-teanina, foi demonstrado o seu impacto para melhorar a eficiência do sono, no que se refere à quantidade de tempo que se está realmente dormindo. Também melhora a latência do sono, ou seja, a quantidade de tempo que leva para adormecer quando as luzes estão apagadas. Ambos são importantes para um sono saudável, pois aqueles que conseguem adormecer mais rápido geralmente são mais propensos a ter um sono eficiente.

Outras dicas para o ajudar a dormir melhor

Comer bem. Evite alimentos ricos em carboidratos que inundam os músculos com glicose, causando movimentos musculares involuntários durante o sono e perturbações. Quando fica com fome noturna, geralmente significa que seu corpo está cansado, então pode ser hora de ir para a cama. Caso contrário, tente comer nozes. As nozes fornecem proteínas e gorduras, que não são apenas saciantes, mas são digeridas lentamente, o que pode proporcionar um sono tranquilo. Eles também são ricos em magnésio, um mineral que ajuda a acalmar o sistema nervoso. 

Exercite-se na hora certa ou faça o tipo certo de exercício. Fazer bastante exercício mantém o nosso peso sob controle, mas também pode ajudar com o sono. A desvantagem é que se exercitar muito perto da hora de dormir aumenta o metabolismo e a temperatura corporal e pode dificultar o sono. Se você prefere praticar exercício físico à noite, tente manter seu treino pelo menos três ou quatro horas antes de dormir. Ou mude o exercício que você faz – alongamentos e ioga são perfeitos para acalmar a mente e relaxar.

Estabeleça uma rotina. Tente manter um horário regular de sono, indo para a cama no mesmo horário e acordando no mesmo horário. Criar esse ritmo ajuda a regular o relógio interno do seu corpo e pode ajudá-lo a dormir melhor.

Evite luz forte e equipamentos eletrónicos. Remova todos os equipamentos eletrónicos do quarto, incluindo televisores, computadores e outros dispositivos eletrónicos. Tente evitar a luz forte pelo menos uma hora antes de ir para a cama. A escuridão ajudará o seu corpo a começar a produzir melatonina, um hormônio que regula naturalmente o sono.

Crie um refúgio para dormir. Coloque em uso os vários óleos essenciais para dormir. Certifique-se de que seu quarto seja um ambiente silencioso, escuro e relaxante, que não seja nem muito quente nem muito frio. Sua cama e travesseiros devem ser de apoio, mas confortáveis. Seu corpo precisa de tempo para entrar no modo de sono, então passe a última hora antes de dormir fazendo uma atividade calmante, como ler ou tomar um banho quente.