Limão Oleo Essencial
Produtos

Limão, Óleo Essencial

Citrus limon

Parte da planta
Casca

Método de Extracção
Expressão/Pressão a frio

Principais Constituintes
Limonene, β-pinene, γ-terpinene

Sugestões de Aplicação

Aromatico usar 3 a 4 gotas no difusor à sua escolha

Interno diluir 1 gota em 125 mL de líquido

Tópico Para massajar, misture 5 gotas com 10 ml de óleo de coco fraccionado. Para usar no banho, misture 5 gotas com 5 ml de óleo de coco fraccionado. Para perfumar, misture 1 gota com 10 gotas de óleo de coco fraccionado.

O que é o óleo essencial de Limão

Purificador, energizante e revigorante, o óleo essencial de Limão é o óleo perfeito para difundir e promover um estado de espírito positivo. Tomado internamente, o limão pode ajudar no desconforto respiratório e fornecer benefícios desintoxicantes e digestivos.

O óleo essencial de limão dōTERRA é obtido na Itália e no Brasil, que oferecem as condições ideais de cultivo para a produção deste óleo essencial.

O óleo essencial de limão é prensado a frio da casca da fruta. Em média, um único limoeiro produz entre 500 e 600 limões por ano, que rendem cerca de sete onças de óleo essencial de limão por ano.

Para que serve o óleo essencial de Limão

O principal constituinte do óleo essencial de limão é o Limonene, um ingrediente frequentemente presente nos produtos de limpeza doméstica. Pode fazer os seus próprios produtos de limpeza verde com óleo essencial de Limão, livres de produtos químicos nocivos e seguros para a sua casa e família.

O óleo essencial de limão é frequentemente usado na culinária tanto em pratos salgados quanto doces. Adicione algumas gotas às marinadas de peixe e frango ou para dar um toque especial aos molhos para salada. Um complemento favorito para biscoitos, bolos, pudins e pastéis, o limão é igualmente saboroso em batidos verdes. Também dá um aroma natural à sua água.

Óleos que combinam bem com o Limão

O limão não é apenas um óleo versátil quando se trata de usos e benefícios, mas também combina bem com uma variedade de outros óleos essenciais. Se desejar realçar o aroma brilhante e energizante do óleo de limão, considere misturá-lo com outros óleos cítricos, como Toranja, Tangerina ou Bergamota. O aroma refrescante do limão também combina bem com óleos essenciais mentolados que contêm uma nota cítrica, como Abeto Douglas ou Wintergreen. Por fim, o óleo de limão pode ser o complemento perfeito para óleos picantes como a Cássia ou a Canela.

Precauções

Evite a luz solar e os raios ultravioleta por pelo menos 12 horas após a aplicação do produto.

Cozinhar com o óleo de Limão

fã de sobremesas com uma infusão de limão? Pode adicionar um toque doce e intenso às suas receitas de iguarias e sobremesas favoritas quando adiciona um pouco de óleo essencial de Limão. Quando utilizado de modo adequado, o óleo essencial de Limão adiciona, frequentemente, um sabor doce e açucarado às sobremesas, sem o açúcar processado ou outros ingredientes alternativos. As suas iguarias com sabor a limão favoritas estão à espera de serem transformadas – experimente hoje mesmo cozinhar com o óleo de limão.

De onde vem o Limão

Itália

A maioria dos limões para o nosso óleo essencial é obtida na ilha da Sicília.

Em Itália, os limões podem crescer até atingirem o tamanho de uma bola de softebol, florescendo no clima quente e no solo fértil. 

Brasil

Uma pequena porção dos nossos limões é obtida no sul do Brasil, onde o clima é semelhante ao do sul de Itália, pelo que os citrinos, tal como os limões, conseguem crescer aí.

Como funciona

O óleo essencial é extraído da casca do limão. Para produzir um frasco de 15 ml de óleo essencial são necessários 75 limões inteiros. O processamento do óleo essencial de Limão, à semelhança do processamento de muitos óleos de citrinos, é um subproduto da indústria de fruta fresca. O limão fresco que não pode ser vendido ao mercado dos produtos frescos por estar pisado ou apresentar outras deficiências estéticas é extraído para a produção do sumo e do óleo essencial. O sumo e o óleo permitem uma dupla utilização para os restos do fruto.

O óleo é extraído ao “raspar” a casca com um equipamento especial (semelhante a um ralador de queijo que retira a pele). O equipamento de raspar é imerso em água, apenas o suficiente para cobrir as lâminas, e, à medida que retira a pele, liberta o óleo na água. No final, o fruto tem um aspeto semelhante a uma bola pequena e ondulada, com a pele completamente removida. Em seguida, o óleo é separado da água numa centrifugadora, onde é processado duas vezes, no mínimo. O sumo do fruto é obtido após a remoção da casca/óleo.