Orégão, Óleo Essencial
Origanum vulgare
Parte da planta
Folhas
Método de Extracção
Destilação a vapor
Principais Constituintes
Carvacrol, thymol
Sugestões de Aplicação
Aromatico usar 1 a 2 gotas no difusor à sua escolha
Interno diluir 1 gota em 125 mL de líquido
Tópico Para massajar, misture 5 gotas com 10 ml de óleo de coco fraccionado. Para usar no banho, misture 5 gotas com 5 ml de óleo de coco fraccionado. Para perfumar, misture 1 gota com 10 gotas de óleo de coco fraccionado.
O que é o óleo essencial de Oregão
Durante centenas de anos, o óleo de Orégão foi conhecido como um dos óleos essenciais mais fortes e benéficos. Extraído das folhas perfumadas da planta, há muito que o óleo essencial Oregão está presente não só em e suplementos como também em livros de receitas e nos armários de limpeza, sendo um dos óleos essenciais mais versáteis e poderosos.
Para que serve o óleo essencial de Oregão
O óleo essencial de Orégão é uma excelente fonte de antioxidantes, provenientes do carvacrol e do thymol, dois fenóis que são os seus principais componentes químicos. Poderá tomar Orégão internamente adicionando algumas gotas à água ou tomando-o numa cápsula vegetal.
O óleo essencial de orégano pode ainda ser utilizado na preparação de diversas receitas. O aroma herbáceo do orégano pode ser adicionado a aperitivos, entradas e molhos para aprimorar uma variedade de refeições salgadas.
A presença do carvacrol e do thymol fazem do óleo essencial de Orégão um dos melhores agentes de limpeza doméstica conhecidos no mundo dos óleos essenciais, podendo ser adicionado aos seus limpadores domésticos naturais. Poderá encontrar na secção “Faça Você Mesmo” algumas sugestões para que possa adoptar uma limpeza verde, natural, económica e eficaz.
Óleos que combinam bem com o Oregão
Para difusão, o óleo essencial de Óregão combina bem com outros óleos essenciais herbáceos, como a hortelã-pimenta, o manjericão, o funcho, a erva-principe, o alecrim e o tomilho, e também com óleos picantes como a canela, o cravinho e o gengibre.
Poderá ainda obter uma combinação agradável com óleos florais, como a lavanda ou o gerânio, com óleos de cítricos como o limão ou a bergamota, e ainda com alguns óleos arbóreos, como o cipreste, o cedro, o eucalipto ou a árvore do chá (melaleuca).
Precauções
Devido ao alto teor de fenóis presentes no óleo essencial de Oregão, o que lhe confere uma química forte, deve ser diluído num óleo vegetal condutor antes de ser aplicado na pele. Em alternativa, poderá optar por usar a versão Oregão Touch que já se encontra pré-diluído em óleo de coco fraccionado para uma aplicação tópica prática e segura.
Cozinhar com o óleo de Orégão
Os óleos essenciais são muito fortes em comparação com os condimentos secos, especiarias ou outros aromatizantes, pelo que até mesmo uma quantidade mínima pode adicionar um toque intenso de sabor ao seu prato. Ao aplicar o óleo de Oregão na culinária, o ideal é utilizar o método do palito: mergulhe a ponta de um palito limpo no frasco de óleo essencial e mexa o palito nos seus ingredientes. Após mexer o palito no prato, prove para verificar se deve ser adicionado mais óleo.
De onde vem o Oregão
Turquia
O orégão cresce livremente na Turquia, uma vez que a planta floresce na região temperada do oeste e do sudoeste da Eurásia e do Mediterrâneo.
Como funciona
O orégão é uma erva perene que pode atingir uma altura de 1 m. É normalmente plantado com objectivo de ser utilizado na indústria de especiarias. O óleo essencial é produzido através da destilação a vapor das partes aéreas da planta. Normalmente, é colhido livremente quando as flores desabrocham uma ou duas vezes por ano, mas também pode ser cultivado. O nosso fornecedor trabalha com uma rede de centenas de pequenos agricultores na Turquia.